Anúncios


domingo, 28 de dezembro de 2008

Agência Brasil - Região dos Lagos e entorno de Macaé foram as mais violentas do Rio em 2008 - Direito Público

 
28 de Dezembro de 2008 - 09h28 - Última modificação em 28 de Dezembro de 2008 - 10h47


Entorno de Macaé e Região dos Lagos tiveram maiores índices de violência no Rio em 2008

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - As áreas mais violentas do Rio de Janeiro neste ano não estão na região metropolitana do estado, mas no interior. Um levantamento, feito com base em dados de janeiro a setembro deste ano, do Instituto Estadual de Segurança Pública, mostrou que as regiões com maiores taxas de homicídio estão no interior fluminense.

Já a menos violenta do estado não é, como se poderia imaginar, uma área rural, mas a zona sul da cidade do Rio.

A Região dos Lagos, que reúne sete municípios e é um dos principais pontos de veraneio, desponta como a área com maior taxa de homicídios: 36,91 para cada 100 mil habitantes.

Outros dois pontos do interior tiveram destaque: a região de Macaé e os cinco municípios do entorno, com 35,47 homicídios para cada 100 mil habitantes, e o litoral sul fluminense (entre Mangaratiba e Parati), com 35,37 para cada 100 mil.

Para a coordenadora do Centro de Estudos de Cidadania e Segurança (Cesec) da Universidade Candido Mendes, Silvia Ramos, tanto as taxas da Região dos Lagos quanto as da área de Macaé são resultado de um crescimento desordenado dessas duas regiões, principalmente por causa do petróleo da Bacia de Campos.

“Foram áreas em que houve um desenvolvimento muito forte, aparentemente sem muito preparo, sem muito controle. É a típica área onde o crescimento descontrolado produziu esse tipo de fenômeno”, afirmou.

A Baixada Fluminense, popularmente conhecida como área violenta do estado, apresentou 32,66 assassinatos para cada 100 mil habitantes nos nove primeiros meses de 2008. Em quinto lugar, aparece a região norte fluminense, área com quatro municípios localizada no entorno de Campos, com 28,18 por 100 mil.

s zonas norte e oeste da capital aparecem apenas na sétima e oitava colocação, com, respectivamente, 24,89 e 23,74 por 100 mil, atrás da região metropolitana de Niterói (24,98).

Já a zona sul aparece como a região com menor taxa de homicídios do estado: 5,3 para cada 100 mil habitantes, um índice sete vezes menor que o da Região dos Lagos. “As taxas de um dígito, ou seja, menores de 10 por 100 mil, são consideradas taxas bem civilizadas. Então, você tem padrões de países diferentes dentro da própria cidade”, disse Silvia Ramos.

Já as regiões serrana, do Vale do Paraíba e noroeste fluminense aparecem com média de 12 homicídios por 100 mil habitantes cada uma.



 


Agência Brasil - Região dos Lagos e entorno de Macaé foram as mais violentas do Rio em 2008 - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário