Anúncios


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Direito do Estado - População de Fortaleza lota praça em busca de serviços da Justiça do Trabalho - Direito Público

24/5/2010
População de Fortaleza lota praça em busca de serviços da Justiça do Trabalho

A praça do Ferreira, localizada no centro de Fortaleza (CE), viveu uma manhã atípica nesta quinta-feira (20/05). Acostumada a ser local de passagem apressada de 95% da população da capital cearense, ela se transformou em espaço de busca de cidadania. Centenas de famílias lotaram os postos de atendimento do Programa Mundos do Trabalho na Praça em busca de documentos como CPF, carteiras de identidade e trabalho e também de serviços e informações oferecidos pela Justiça do Trabalho do Ceará e outras 20 instituições públicas.

Antes das 7h, a população já fazia fila nas redondezas da praça. Uma das pessoas que aguardavam atendimento era Mário Wilson, jovem de 19 anos em busca de seu primeiro emprego com carteira assinada. Há dois anos ele sobrevive de trabalhos informais, sem nunca ter conseguido registro. "É bom poder me cadastrar no serviço de encaminhamento ao emprego na praça. Muitas vezes esses serviços ficam em lugares distantes e difíceis de chegar" diz o jovem.

Além de se cadastrar no posto de encaminhamento ao emprego do Ministério do Trabalho, Mário Wilson levou para casa a cartilha Eu e Meu Primeiro Emprego, publicação elaborada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará com informações sobre direitos trabalhistas. Mário Wilson também trouxe à praça sua prima, Tamires Oliveira, que aos 18 anos obteve sua primeira carteira de trabalho.

Para o presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente, a principal virtude do Mundos do Trabalho na Praça é a união de órgãos públicos dos três poderes, em um único espaço, para beneficiar o cidadão e tentar assegurar uma cidadania plena à população. "Acostumados a trabalhar isoladamente em nossos gabinetes, hoje chegamos juntos à Praça do Ferreira movidos pelo interesse público", diz Parente.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, eventos como esse são sinais de um novo momento do poder público brasileiro, sobretudo do poder Judiciário. "Quando o poder público sai de seus gabinetes e palácios e vem à praça pública, ele sinaliza para o cidadão que está aberto para atendê-lo e receber as suas solicitações", diz Salmito.


CNJ  
Enviar por e-mail Imprimir

Direito do Estado - População de Fortaleza lota praça em busca de serviços da Justiça do Trabalho - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário