30-07-2012 21:00Restituição de honorários pagos em favor de advogado é negado pela Justiça
A 4ª Câmara de Direito Público do TJ manteve decisão da comarca de Capivari de Baixo, que julgou improcedente pleito daquele município em buscar a restituição de honorários pagos em favor de um advogado que atuou em seu nome na justiça, sob a alegação de que ele seria procurador municipal e já receberia do ente público para exercer sua função.
Segundo o município, o advogado teria sido aprovado em concurso público em primeiro lugar e, após, já como procurador, teria ajuizado uma ação contra a Companhia Siderúrgica Nacional, em nome do ente público.
O réu contestou e disse que trabalhou para o município como particular. Juntou, inclusive, contrato celebrado entre as partes. Alegou, ainda, que na época dos fatos não tinha sido nomeado para o cargo e nem tomado posse, logo, não era servidor da municipalidade.
Como não conseguiu provar que o advogado já havia tomado posse quando ajuizou a ação em seu favor, a prefeitura teve seu apelo negado. A Justiça entendeu que, nesta circunstância, não houve qualquer irregularidade no recebimento de honorários advocatícios.
Para os desembargadores, a simples aprovação em concurso não é o suficiente para comprovar o efetivo exercício da função pública na data dos fatos, já que os únicos documentos trazidos aos autos que comprovam o vínculo público de autor e réu seriam pagamentos de salários e 13º posteriores ao ajuizamento da ação.
“Não se pode olvidar que a prova de que o apelado tomou posse no cargo de procurador do município é de fundamental importância para a solução da lide, porquanto este fato está intimamente ligado com a (i)legalidade do pagamento em questão, e a consequente restituição do valor recebido”, lembrou o desembargador José Volpato de Souza, relator da decisão, em referência ao documento que, não juntado aos autos, impediu a procedência do pleito do município. A votação foi unânime. (AC 2009055429-4)
Fonte: TJSC
A Justiça do Direito Online
Anúncios
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Correio Forense - Restituição de honorários pagos em favor de advogado é negado pela Justiça - Direito Processual Civil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário