Anúncios


terça-feira, 1 de junho de 2010

Correio Forense - Amante vai receber pensão previdenciária após morte do companheiro casado - Direito Previdenciário

31-05-2010 09:30

Amante vai receber pensão previdenciária após morte do companheiro casado

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em sessão plenária desta quarta-feira (26), concedeu pensão a uma dona de casa de 58 anos, companheira de um auditor do trabalho, morto em 1999, no Recife. A União Federal foi contrária à concessão do benefício, sob a alegação de que não havia possibilidade de reconhecer união estável entre duas pessoas quando uma delas era casada. A relação extraconjugal teria durado 32 anos.

O casal deu início ao relacionamento extraconjugal em meados de 1967, na cidade de Vitória de Santo Antão (PE). Em 1968, ela se mudou com o companheiro para o bairro de Tejipió, em Recife. O auditor, que já tinha três filhos, foi pai de uma filha com a dona de casa, em 1969, e nunca deixou de conviver com as duas famílias. Apenas quando ficava doente, deixava de visitar a concubina.

Após o falecimento do servidor, a dona de casa ajuizou ação para receber pensão alimentícia, pois tinha como esteio financeiro o companheiro, desde o início do relacionamento. A requerente demonstrou nos autos sua condição de companheira com o registro de nascimento da filha, constando sobrenome do pai, contas de luz em nome do companheiro e notas fiscais de eletrodomésticos com seu endereço para entrega.

O relator, desembargador federal Marcelo Navarro, reconheceu que o entendimento do STF era no sentido de não reconhecer direito à requerente, em virtude do companheiro ser casado. O magistrado lembrou, entretanto, que as Turmas desta Corte estavam formando jurisprudência em sentido contrário. O julgamento foi pela maioria dos votos.

Fonte: TRF - 5ª Região


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Amante vai receber pensão previdenciária após morte do companheiro casado - Direito Previdenciário

 



 

 

 

 

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem? Meu irmão está se formando em direito e gosta muito do blog , sempre passamos por aqui juntos.! Queria ler mais também sobre programas de trainee, gostei do site da Ernst & Young e parece ser interessante, o que acha?
    www.traineesey.com.br
    beijos

    ResponderExcluir