Anúncios


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Correio Forense - Arquivado inquérito contra depurado federal mineiro - Direito Penal

22-04-2011 17:00

Arquivado inquérito contra depurado federal mineiro

 

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), o ministro Dias Toffoli arquivou o Inquérito (INQ 3001) instaurado no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Jairo Ataíde (DEM-MG). O procedimento fpi instaurado para apurar suposto delito contra a Administração Pública à época em que o político exerceu o cargo de prefeito de Montes Claros (MG) – entre 1997 e 2004 – que teria como objeto os vales-transporte destinados aos servidores municipais.

Segundo o MPF, não existem indícios, “mínimos que sejam”, do envolvimento do parlamentar nos desvios, que eram pontuais e resultaram na demissão de um único servidor público municipal, apontado como autor do delito.

Quando o Ministério Público Federal – que é o titular da ação penal – pede o arquivamento de um inquérito como este, o ministro relator não pode deixar de acolher o requerimento. “A jurisprudência desta Suprema Corte assevera que o pronunciamento de arquivamento, em regra, deve ser acolhido sem que se questione ou se entre no mérito da avaliação deduzida pelo titular da ação penal. Desnecessária, na espécie, a apreciação do pedido pelo Plenário desta Corte, vez que não se cuida de qualquer das hipóteses em que a determinação de arquivamento possa gerar coisa julgada material, a saber: prescrição da pretensão punitiva e atipicidade de conduta”, asseverou o ministro Dias Toffoli.

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Arquivado inquérito contra depurado federal mineiro - Direito Penal

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário