Anúncios


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Correio Forense - Repetição do indébito não exige ação própria ou reconvenção - Direito Processual Civil

24-10-2012 17:00

Repetição do indébito não exige ação própria ou reconvenção

 

Não se exige ação própria ou reconvenção para o requerimento, pelo devedor, do ressarcimento em dobro dos valores indevidamente pagos ao credor. Para a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), porém, é necessário que se comprove a má-fé do credor para justificar a condenação.

Conforme o ministro Luis Felipe Salomão, esse pedido pode ser formulado por qualquer via processual. O relator destacou que o pedido não poderia constar dos embargos do devedor porque essa possibilidade só surgiu com a condenação do credor na sentença.

A decisão reduziu os juros e determinou que fossem descontados os valores cobrados em excesso, autorizando, em tese, a aplicação da sanção pretendida. Os embargos inicialmente questionavam a própria execução, que teria se fundado em ato ilícito de agiotagem. As instâncias ordinárias afastaram, porém, essa alegação.

A Quarta Turma determinou o retorno dos autos ao tribunal de origem para que seja apreciada a questão da comprovação de má-fé do credor, necessária para a eventual aplicação da penalidade.

 

Fonte: STJ


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Repetição do indébito não exige ação própria ou reconvenção - Direito Processual Civil

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário