Anúncios


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Correio Forense - OAB vai a STF contra decreto que cobra ICMS de compras na internet - Direito Constitucional

20-09-2012 18:00

OAB vai a STF contra decreto que cobra ICMS de compras na internet

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou hoje no Supremo Tribunal Federal a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4855, com pedido de medida cautelar, para extinguir do ordenamento jurídico dispositivos do Decreto nº 15.846/2011, do Estado de Rondônia, que disciplina a cobrança do ICMS nas compras pela internet. O relatror no STF será o ministro Dias Toffoli.

De acordo com a ação do Conselho Federal da OAB, o Decreto, “quando da cabeça de seu art. 1º assenta que o ICMS incidirá de mercadorias ou bens oriundos de outras unidades da Federação, revela, na prática, tentativa deliberada de impedir ou dificultar o ingresso, em Rondônia, de mercadorias e bens provenientes de outros Estados da Federação, encerrando flagrante inconstitucionalidade à luz dos arts. 5º, XV e 150, V, da Constituição, tendo em vista que tributa sua simples entrada em território estadual”.

A inconformidade desse normativo com a Constituição Federal é manifesta – prossegue a ação proposta pela OAB -, sobretudo porque esta, em seu art. 152, veda expressamente o estabelecimento de diferenças tributárias entre bens e serviços de qualquer natureza em razão de sua procedência, evidenciando o chamado princípio da não-discriminação – sustenta o texto da ação .

Fonte: OAB


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - OAB vai a STF contra decreto que cobra ICMS de compras na internet - Direito Constitucional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário