Anúncios


domingo, 30 de agosto de 2009

Agência Brasil - Rodrigo Maia pede à PGR para investigar desaparecimento de imagens da Casa Civil - Direito Público

 
25 de Agosto de 2009 - 13h04 - Última modificação em 25 de Agosto de 2009 - 13h12


Rodrigo Maia pede à PGR para investigar desaparecimento de imagens da Casa Civil

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), protocolou hoje (25) representação na Procuradoria-Geral da República pedindo investigação sobre o que teria havido com as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto. O deputado desconfia que tenha havido "queima" de provas nas imagens pedidas pelo partido à Casa Civil e que poderiam comprovar se, de fato, a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira se encontrou com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Lina Vieira alega que, em encontro informal, Dilma Rousseff pediu que ela agilizasse as investigações em curso na Receita Federal sobre negócios do filho de Sarney. Lina interpretou o encontro como um pedido para parar as investigações. Dilma Rouseff nega que tenha havido tal conversa. Diante do impasse, o DEM pediu cópia das imagens da câmera de segurança da Casa Civil. O órgão alegou que as imagens são apagadas a cada 30 dias.

“Como é que não vai ter a imagem da presidência da República do Brasil? O Gabinete de Segurança Institucional não tem uma estrutura de informação que garanta esse arquivo?”, disse Rodrigo Maia.

O pedido é para que o Ministério Público abra investigação sobre o sistema de arquivo do GSI. “O primeiro responsável é ele [o ministro-chefe do GSI, Jorge Félix], como servidor. Depois tem as implicações indiretas para a ministra”, disse.

A representação classifica a explicação do GSI de “inverossímil” e argumenta que, caso realmente tenha havido a queima de arquivo, o ministro-chefe do GSI e demais servidores diretamente envolvidos poderão ter cometido crimes de supressão de documento e de extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento. Todos previstos no Código Penal.



Edição: Talita Cavalcante  


Agência Brasil - Rodrigo Maia pede à PGR para investigar desaparecimento de imagens da Casa Civil - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário