Anúncios


segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Agência Brasil - Governo vai manter sistema de participação especial para estados produtores de petróleo - Direito Público

 
31 de Agosto de 2009 - 01h46 - Última modificação em 31 de Agosto de 2009 - 09h51


Governo vai manter sistema de participação especial para estados produtores de petróleo

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Divulgação Petrobras
Rio de Janeiro - Mapa da Petrobras mostra região onde estão as reservas de petróleo da camada pré-salRio de Janeiro - Mapa da Petrobras mostra região onde estão as reservas de petróleo da camada pré-sal
Brasília - Depois de cinco horas de reunião com governadores do Sudeste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter o atual sistema de participações especiais para os estados produtores de petróleo, atendendo à reivindicação dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, de São Paulo, José Serra, e do Espírito Santo, Paulo Hartung.

Esse modelo será mantido até o governo enviar um novo projeto de lei sobre o assunto ao Congresso Nacional.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o único a falar após o jantar no Palácio da Alvorada, ficou acertado que o projeto de lei com o marco regulatório do pré-sal terá "ligeiras mudanças" em relação aos royalties e manterá o sistema de participações especiais, o que não estava previsto na proposta inicial do governo federal. Com essa decisão, os estados produtores receberão uma fatia maior dos recursos com a exploração do pré-sal.

"Introduziremos um dispositivo na lei dizendo que, até que o governo federal envie uma nova mensagem, ficará em vigor a lei atual", explicou Lobão.

Pela Constituição, estados e municípios próximos aos campos são beneficiados por serem afetados pela exploração do petróleo, que demanda mais investimentos em infraestrutura e traz danos ambientais. O Rio de Janeiro, o Espírito Santo e São Paulo concentram as maiores reservas de petróleo da camada pré-sal e os governadores têm criticado a proposta do governo de partilha dos royalties.

Atualmente, 50% dos royalties e participações especiais vão para a União. Os estados produtores ficam com 40% e os municípios com 10%.

Perguntado se a decisão de manter o sistema atual não contraria a proposta do governo de partilhar os royalties entre a União, estados e municípios, inclusive os não produtores de petróleo, Lobão negou e disse que há mecanismos legais para o governo ter tomado essa atitude. O ministro afirmou que os governadores estarão no lançamento oficial do marco regulatório hoje (31).

Nenhum dos três governadores falou com a imprensa após o jantar.


Edição: Juliana Andrade  


Agência Brasil - Governo vai manter sistema de participação especial para estados produtores de petróleo - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário