Anúncios


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Correio Forense - Supremo vai analisar mérito de ADI sobre conselhos de despachantes documentalistas - Direito Constitucional

21-12-2010 11:00

Supremo vai analisar mérito de ADI sobre conselhos de despachantes documentalistas

 

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu adotar o procedimento abreviado, que suprime a análise da liminar e passa diretamente para a análise de mérito, pelo Plenário, na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4501, ajuizada pela Federação Nacional dos Despachantes Públicos. Esse procedimento está previsto no artigo 12 da Lei 9.868/99 (Lei das ADIs).

Em seu despacho, a ministra solicita informações ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais dos Despachantes Documentalistas, e, em seguida, abre vista do processo ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República, para que emitam parecer.

A Federação Nacional dos Despachantes Públicos argumenta que os conselhos têm “estrutura e competências incompatíveis com a personalidade jurídica de tais entidades”. Afirma ainda que, apesar de a Lei 10.602/02 ter conferido personalidade jurídica de direito privado aos conselhos, conferiu-lhes prerrogativas somente reconhecíveis à Administração Pública.

 

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Supremo vai analisar mérito de ADI sobre conselhos de despachantes documentalistas - Direito Constitucional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário