Anúncios


domingo, 6 de maio de 2012

Correio Forense - É legal internação de adolescente que deixou de ser ouvido por estar foragido - Direito Constitucional

03-05-2012 17:00

É legal internação de adolescente que deixou de ser ouvido por estar foragido

 

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus a menor que teve internação decretada sem ser ouvido. Ele devia cumprir medida socioeducativa de semiliberdade, mas estava foragido e não compareceu à audiência em que seria feita a oitiva.

No STJ, a defesa pedia que nova decisão fosse proferida com a oitiva prévia do menor. Ela alegava constrangimento ilegal, já que o juiz deveria ouvir as justificativas do menor antes de decidir a respeito da imposição da internação.

Fugas repetidas

O infrator fugiu por três vezes da unidade em que estava recolhido. No dia da última evasão, a data de audiência para sua oitiva já estava marcada. Mesmo ciente do julgamento e orientado sobre as consequências da falta à audiência, o menor escapou novamente.

O ministro Og Fernandes, relator do habeas corpus, asseverou que foi garantido ao adolescente o direito de ser ouvido, não sendo possível o cumprimento da oitiva prévia pelo fato de estar foragido. Para o magistrado, não houve constrangimento ilegal. A Turma negou o pedido por maioria.

 

Fonte: STJ


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - É legal internação de adolescente que deixou de ser ouvido por estar foragido - Direito Constitucional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário