6 de Agosto de 2009 - 18h29 - Última modificação em 6 de Agosto de 2009 - 18h29
Deputado federal paraense será réu em ação penal no Supremo
Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil
![]()
![]()
![]()
![]()
Brasília - Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram hoje (6) abrir ação penal contra o deputado federal Joaquim de Lira Maia (DEM-PA), acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) por crimes contra a Lei das Licitações em 24 processos promovidos para aquisição de merenda escolar da rede pública do município de Santarém (Pará), no ano de 2000, quando ocupava a prefeitura da cidade. Segundo o MPF, houve superfaturamento de R$ 1,970 milhão na operação comercial.
O julgamento foi retomado hoje com o voto do ministro Carlos Ayres Britto, que havia pedido vista do processo. O relator, ministro Ricardo Lewandowski, já tinha votado pelo recebimento da denúncia ao ressaltar condição de prefeito colocou Lira Maia à época “muito próximo aos eventos tidos como delituosos, o que permite que se considere a possibilidade de neles estar envolvido”.
Britto reconheceu que a denúncia permitiu o exercício da ampla defesa por parte do acusado. Além dele, acompanharam o voto pelo recebimento da denúncia as ministras Cármen Lúcia e Ellen Gracie, e os ministros Eros Grau, Joaquim Barbosa, Marco Aurélio e Celso de Mello.
Edição: Antonio Arrais![]()
Agência Brasil - Deputado federal paraense será réu em ação penal no Supremo - Direito Público
Nenhum comentário:
Postar um comentário