26 de Agosto de 2009 - 12h52 - Última modificação em 26 de Agosto de 2009 - 12h52
Governistas descartam convocação de assessora de Lina Vieira na Câmara
Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
![]()
![]()
![]()
![]()
Brasília - A maioria governista na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara rejeitou hoje (26) requerimento da oposição que pedia a convocação de Iraneth Dias, ex-chefe de gabinete de Lina Vieira na Receita Federal.
A oposição queria que ela falasse sobre o encontro que Lina teria tido com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Em declarações à imprensa, a ex-secretária disse que, no encontro, Dilma pediu para encerrar as investigações que a Receita vinha fazendo em negócios da família Sarney. Dilma nega o encontro. Lina confirmou as informações, inclusive, em depoimento à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Iraneth também confirmou.
A oposição também havia apresentado requerimentos convocando Dilma Rousseff e Lina Vieira, além da chefe de gabinete de Dilma, Erenice Guerra, que divulgou uma nota na época negando que o encontro tivesse ocorrido. Os deputados da oposição também queriam convocar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e convidar o atual secretário da Receita, Otacílio Cartaxo. Os parlamentares querem saber deles sobre a possível interferência de Dilma Rousseff no ministério. Depois das declarações de Lina, diversos funcionários pediram exoneração dos cargos em apoio à ex-secretária.
Esses requerimentos foram retirados de pauta, a pedido do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), e serão reapresentados na próxima reunião. “Poderíamos ter uma nova derrota hoje. Então, vamos deixar para semana que vem”, disse.
Sabendo que seriam derrotados na apreciação desses requerimentos, a oposição centrou esforços na aprovação do convite para depoimento de diretores da Petrobras e representantes do Tribunal de Contas da União (TCU). Eles deverão falar sobre a denúncia de superfaturamento em obras no município de Itaboraí, no Rio de Janeiro.
Edição: Talita Cavalcante![]()
Nenhum comentário:
Postar um comentário