24-07-2010 18:00Lei que ampliou área portuária em São Francisco do Sul é constitucional
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça, por maioria de votos, julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Ministério Público contra a Lei Municipal n. 587/2007, de São Francisco do Sul, que promoveu alterações no zoneamento da cidade e ampliou a área destinada às atividades portuárias.
Os desembargadores entenderam que, de maneira abstrata, o Município legislou dentro de sua competência ao promover a alteração do zoneamento uma de suas atribuições. Isso não representa, acrescentaram, que a Prefeitura possa, sozinha, liberar esta ou aquela área para a exploração da atividade, sem que para isso sejam necessárias, também, autorizações previstas na legislação estadual e federal como o Código Florestal e as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Durante a discussão da matéria, foi levantada a possibilidade de ter existido má-fé por parte de empresários locais que, seis meses antes da promulgação da lei, teriam adquirido vários terrenos em área posteriormente liberada para as atividades portuárias. Esta é uma questão a ser apurada, eventualmente, em uma ação civil pública, mas não implica na inconstitucionalidade da legislação atacada, comentou o desembargador.
Fonte: TJSC
A Justiça do Direito Online
Anúncios
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Correio Forense - Lei que ampliou área portuária em São Francisco do Sul é constitucional - Direito Constitucional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário