Anúncios


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Direito do Estado - Concursos públicos oferecem 3,7 mil vagas em SP - Direito Público

22/7/2010
Concursos públicos oferecem 3,7 mil vagas em SP

Cerca de 3.700 vagas para 18 concursos públicos estão abertas no estado de São Paulo. Em todo o país, são mais de 11 mil. Contudo, a carreira pública não é uma solução de curto prazo para quem está desempregado.

A cada ano, mais de 10 milhões de pessoas se inscrevem em concursos públicos e o interesse dos candidatos estimula os cursinhos especializados. Uma das redes, focada nesse tipo de aula, já tem mais de quatro mil alunos na capital paulista.

Os candidatos recorrem aos concursos públicos atrás de estabilidade e da remuneração, mas especialistas lembram que, mais importante do que esses fatores, o interessado precisa escolher uma função que deve ter a ver com seu perfil.

As provas costumam ser difíceis e, mesmo aprovado, o candidato precisa ser convocado. Há casos de concursos em que os selecionados estão há dez anos esperando pela convocação.

A dica é, antes de se inscrever, ler atentamente o edital se atentando para o número de vagas, salário, jornada de trabalho, descrição das atividades e os requisitos para a vaga.

Atenção ao edital
- Para evitar surpresas, é essencial ler com atenção o edital do concurso público. Segundo especialistas, informações de duração do trabalho, de quantidades de vagas disponíveis e de exames médicos admissionais necessários estão no edital.

- Alguns concursos, além de selecionar novos funcionários aos órgãos, deixam uma série de classificados num cadastro reserva, espécie de banco de currículos. Esses candidatos podem vir a ser chamados em um período de um ou dois anos, sem a realização de um novo processo.

- Muitas reclamações dos candidatos estão ligadas à convocação. É importante lembrar, porém, que a primeira lista não é a relação final, mas a lista de nomes de quem obteve resultado superior à nota mínima de eliminação.

- Candidatos aprovados dentro do número de vagas têm direito assegurado de nomeação.

Veja a lista de concursos com inscrições abertas


G1  
Enviar por e-mail Imprimir

Direito do Estado - Concursos públicos oferecem 3,7 mil vagas em SP - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário