Anúncios


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Correio Forense - TRF4 julga inconstitucional multa de 50% sobre pedidos de ressarcimento negados pela Receita - Direito Constitucional

16-07-2012 15:00

TRF4 julga inconstitucional multa de 50% sobre pedidos de ressarcimento negados pela Receita

 

A Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu,  na última sessão, que é inconstitucional a cobrança pela Receita Federal de multa de 50% sobre pedidos de ressarcimento ou compensação de créditos tributários negados pelo fisco.

A discussão acerca da constitucionalidade dos parágrafos 15 e 17 do artigo 74 da Lei 9.430/96 foi proposta pela 2ª Turma da corte ao julgar mandado de segurança ajuizado pela Tyson do Brasil Alimentos. Na ação, o advogado da empresa alegou que a existência de multa prévia em caso de negativa do crédito viola o direito fundamental de petição.

Dessa forma, os parágrafos referidos acima entram em conflito com o disposto no artigo 5º, inciso XXXIV, da Constituição Federal, que assegura o direito de petição aos Poderes Públicos independentemente de pagamento de taxas.

Segundo a relatora do processo, desembargadora federal Luciane Amaral Corrêa Münch, “a aplicação de multa com base apenas no indeferimento do pedido ou na não homologação da declaração de compensação afronta o princípio da proporcionalidade”.

 

Ainc 5007416-62.2012.404.0000/TRF

 

Fonte: TRF-3


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - TRF4 julga inconstitucional multa de 50% sobre pedidos de ressarcimento negados pela Receita - Direito Constitucional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário