Anúncios


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Correio Forense - Israelense condenado a 24 anos de prisão no Brasil não obtém liberdade - Direito Penal

22-06-2011 14:00

Israelense condenado a 24 anos de prisão no Brasil não obtém liberdade

 

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar em Habeas Corpus (HC 105617) ao israelense Doron Mukamal, condenado no Brasil a 24 anos de prisão por crimes contra o sistema financeiro nacional, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Ele está preso desde 2008 e sua defesa pede para que o acusado possa recorrer em liberdade. O HC chegou ao Supremo depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido idêntico. O motivo apontado na decisão daquela Corte foi, principalmente, a garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal. Isso porque o acusado é estrangeiro que não possui residência contínua no Brasil e, inclusive, ao tomar conhecimento de que estava sendo investigado mudou a sede das atividades empresariais para a capital da Argentina, Buenos Aires. Além disso, o relator no STJ afirmou que as teses da defesa devem ser apreciadas na ocasião do julgamento da apelação criminal, que já foi apresentada pelos advogados.

Ao analisar o pedido da defesa para mudar a decisão do STJ, o ministro Celso de Mello afirmou que “o exame dos fundamentos em que se apóia o acórdão ora impugnado parece descaracterizar, ao menos em juízo de estrita delibação, a plausibilidade jurídica da pretensão deduzida nesta sede processual”.

Em outras palavras, o ministro considerou que não há argumentos suficientes, a princípio, para conceder a liminar e dar liberdade ao acusado. Essa decisão, no entanto, é provisória e o pedido será reanalisado na ocasião do julgamento definitivo do HC.

Após a decisão, o ministro Celso de Mello enviou o processo para o Ministério Público Federal para colher parecer do procurador-geral da República.

Fonte: STf


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Israelense condenado a 24 anos de prisão no Brasil não obtém liberdade - Direito Penal

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , ,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário