Anúncios


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Agência Brasil - Chávez: aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul "foi a melhor coisa que Lula trouxe" - Direito Internacional

 
30 de Outubro de 2009 - 15h24 - Última modificação em 30 de Outubro de 2009 - 15h34


Chávez: aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul "foi a melhor coisa que Lula trouxe"

Luciana Lima
Enviada Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

El Tigre (Venezuela) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comemorou hoje (30) a aprovação pela Comissão de Relações Exteriores do Senado da entrada do país no Mercosul. Chávez disse que a decisão foi a “melhor coisa que o Lula trouxe”. “A Venezuela, do ponto de vista moral, político, econômico e territorial, é Mercosul, só falta a aprovação de todos os países”, afirmou o presidente venezuelano, em entrevista concedida em um aeroporto próximo à cidade de El Tigre.

Ontem (29), a comissão do Senado aprovou o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, que ainda precisa passar pelo Senado. O ingresso do país no bloco ainda depende de aprovação do Congresso Nacional do Paraguai. Os parlamentos do Uruguai e da Argentina já aprovaram a adesão dos venezuelanos ao Mercosul.

Chávez disse que o Paraguai “tem o seu próprio rumo”, mas que está confiante de que o país também aprovará o ingresso da Venezuela no bloco, “porque é benéfico para todos”.

Segundo ele, criar “um grande mercado no Sul” vai gerar uma nova ordem econômica. “Temos que reconhecer o interesse de todos de que a Venezuela entre no Mercosul. É uma das maiores reservas de petróleo do mundo e acabamos de encontrar no Mar do Caribe uma reserva de gás que é a maior desse planeta”.

Chávez destacou ainda que, com 30 milhões de habitantes, a Venezuela é “um país em plena democracia, em plena liberdade de expressão”. “Não há nenhuma perseguição a jornalistas. Em Honduras, sim, há ditadura, mata-se gente e perseguem-se jornalistas, aqui não, aqui vocês podem dizer o que querem”, completou.

O presidente venezuelano também comentou a sucessão presidencial no Brasil. Ele disse que está confiante na eleição da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência. “Todos sabem o peso que a Dilma tem. É a próxima presidente do Brasil. Podem anotar: É o que me diz este coração. É uma grande mulher, com a cabeça bem ordenada.”

Chávez lamentou que Lula não possa permanecer como presidente do Brasil: “Não entendo por que um presidente que termina o mandato com mais de 80% de aprovação não pode continuar.”

Daqui a pouco, Chávez e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam da primeira colheita de soja em território venezuelano. A soja é produzida com tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).



Edição: Juliana Andrade/Nádia Franco  


Agência Brasil - Chávez: aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul "foi a melhor coisa que Lula trouxe" - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário