Anúncios


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Agência Brasil - Negociadores brasileiros acompanham com cautela acordo em Honduras - Direito Internacional

 
30 de Outubro de 2009 - 18h21 - Última modificação em 30 de Outubro de 2009 - 18h21


Negociadores brasileiros acompanham com cautela acordo em Honduras

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O acordo entre o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e o golpista Roberto Micheletti é visto com cautela pelos negociadores brasileiros. A atenção está concentrada nas articulações no Congresso Nacional hondurenho, que não tem data para definir o possível retorno de Zelaya à Presidência, e aguarda orientação da Suprema Corte.

Para os negociadores brasileiros, o acordo firmado ontem (29) é positivo, mas representa apenas o primeiro passo para futuros avanços. A expectativa, segundo diplomatas que acompanham o processo político em Honduras, é que a pressão internacional sobre o Parlamento e a Corte favoreça o cumprimento do texto.

Pelo documento, o retorno de Zelaya à Presidência depende de aprovação do Congresso Nacional de Honduras, que só vai definir sobre o caso depois de consultar a Suprema Corte. O texto não estabelece prazos nem datas. Alguns especialistas afirmam que os parlamentares hondurenhos devem autorizar a restituição do presidente deposto. Mas os negociadores brasileiros não arriscam palpites.

Os governos brasileiro e de outros países acreditam que o acordo acabe com a crise no país, que começou há quatro meses, com o golpe de Estado que tirou Zelaya da Presidência de Honduras.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) enviará uma missão específica ao país para acompanhar o cumprimento do acordo.

Independentemente do acordo, as eleições em Honduras estão marcadas para o dia 29 de novembro. Há mais de um mês, Zelaya e seus correligionários estão abrigados na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. O presidente deposto buscou abrigo na representação brasileira depois de conseguir retornar ao país, de onde foi expulso por militares que o sequestraram em 28 de junho.



Edição: João Carlos Rodrigues  


Agência Brasil - Negociadores brasileiros acompanham com cautela acordo em Honduras - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário