Anúncios


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Agência Brasil - Patriota assume Secretaria-Geral do Itamaraty falando em ampliar quadro de diplomatas - Direito Internacional

 
27 de Outubro de 2009 - 19h57 - Última modificação em 27 de Outubro de 2009 - 19h59


Patriota assume Secretaria-Geral do Itamaraty falando em ampliar quadro de diplomatas

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Tomou posse hoje (27) o novo secretário-geral do Itamaraty, Antonio Guerra Patriota. Ele assumiu a vaga deixada pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que agora é ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos.

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou durante a cerimônia que Samuel Pinheiro está “passando o bastão” para uma nova geração de diplomatas (Patriota tem 55 anos de idade). Em seu discurso, o novo secretário-geral defendeu a expansão do quadro de diplomatas no Brasil para que o país possa aumentar sua representatividade pelo mundo.

“A ampliação do quadro é fundamental para que nós possamos nos aparelhar diante dos novos desafios”, disse Patriota. Ele também destacou que é necessário uma “representação mais plural”, com mais participação de mulheres e negros no corpo diplomático brasileiro.

Amorim comparou que, enquanto o Itamaraty conseguiu recentemente aumentar o número de diplomatas de mil para 1,4 mil, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aprovou um projeto para expandir o quadro de diplomatas do país de 10 mil para 14 mil.

“Nós temos que ter uma presença grande no mundo. Temos que estar presente não só em países em que há grande interesse comercial, mas onde possivelmente há pontos de conflitos”, disse. Amorim também destacou a vocação do Brasil como mediador de conflitos e afirmou que, em alguns casos, como no Oriente Médio, o protagonismo do país poderia ser maior.



Edição: Aécio Amado  


Agência Brasil - Patriota assume Secretaria-Geral do Itamaraty falando em ampliar quadro de diplomatas - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário