Anúncios


sábado, 31 de outubro de 2009

Agência Brasil - Em setembro 82 pessoas morreram em confrontos com a polícia no Rio de Janeiro - Direito Público

 
29 de Outubro de 2009 - 21h25 - Última modificação em 29 de Outubro de 2009 - 21h25


Em setembro 82 pessoas morreram em confrontos com a polícia no Rio de Janeiro

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - Os números da violência no estado do Rio de Janeiro referentes ao mês de setembro foram divulgados hoje (29) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). De acordo com os dados, 82 pessoas morreram em confrontos com a polícia no mês passado, o que representa 2,7 mortes por dia.

Em comparação a setembro do ano passado, houve um aumento de 20 autos de resistência, como é tecnicamente classificado esse tipo de morte. Em relação ao mês de agosto deste ano, houve mais sete casos.

Apesar do aumento no número de mortes em confronto, o subsecretário de Treinamento e Integração Operacional da Secretaria Estadual de Segurança, Roberto Sá, disse que já existe uma tendência de diminuição no número de casos.

“A gente está em uma tendência de queda em relação aos autos de resistência. A filosofia é enfrentar o problema e prender o delinquente. Mas o nosso direito permite a legítima defesa, de si ou de terceiros. Se o nosso policial, enfrentando o problema da criminalidade, vai em busca de um meliante, dá voz de prisão e é recebido a tiros, o direito lhe faculta de se defender e defender qualquer pessoa inocente”, explicou Roberto Sá.

Em relação a outras ocorrências, o relatório do ISP aponta uma queda acentuada nos roubos de veículos, que diminuiu 25%, em relação a setembro de 2008, atingindo 1.728 casos este ano. Também houve uma redução de 7% no chamado roubo de rua, incluindo o roubo de celulares, a pedestres e assaltos em ônibus, registrando 6.701 casos.

Em compensação, o roubo a residências aumentou em 10%, com 147 ocorrências, e os casos de estupro mais do que dobraram, com o registro de 308 casos em setembro deste ano. Mas o crescimento, segundo Roberto Sá, é fruto de um novo entendimento jurídico, de agosto deste ano, que classifica como estupro o atentado violento ao pudor.

Segundo o ISP, o número de pessoas presas registrou um aumento expressivo, saindo de 1.299 em setembro do ano passado, para 1.661 no mesmo mês deste ano.



Edição: Aécio Amado  


Agência Brasil - Em setembro 82 pessoas morreram em confrontos com a polícia no Rio de Janeiro - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário