Anúncios


sábado, 31 de outubro de 2009

Agência Brasil - Detalhes do acordo para pôr fim à crise política em Honduras serão conhecidos hoje - Direito Internacional

 
30 de Outubro de 2009 - 10h31 - Última modificação em 30 de Outubro de 2009 - 11h42


Detalhes do acordo para pôr fim à crise política em Honduras serão conhecidos hoje

Fernando Freire
Enviado especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Tegucigalpa (Honduras) - Depois da reunião em que ficou acordado que a volta do presidente deposto, Manuel Zelaya, à Presidência do país seja decidida pelo Congresso, as duas comissões de representantes de Zelaya e de Roberto Micheletti marcaram para hoje (30) às 8h30 da manhã (12h30 em Brasília) uma nova rodada de encontros para formalizar os pontos principais do acordo.

Entre os itens em que já há consenso estão a criação de um governo de reconciliação, o reconhecimento das eleições presidenciais em 29 de novembro, o envio de observadores internacionais para acompanhá-las, o pedido de suspensão das sanções internacionais e a criação de duas comissões: uma para verificar o cumprimento do acordo e outra para investigar os atos antes, durante e depois de 28 de junho que levaram ao afastamento de Manuel Zelaya da presidência.

O presidente de fato, Roberto Micheletti, disse que o acordo marca “o início do fim da situação política no país e autoriza as partes envolvidas a ir às tratativas”. A representante de Micheletti na negociação, Vilma Morales, ressaltou que a comissão “sente um orgulho patriótico por todos os hondurenhos”. “Com diálogo, fomos capazes de chegar a uma solução que abre um novo capítulo na nossa história”, afirmou Morales.

O representante do presidente deposto, Victor Meza, também comemorou. “Finalmente chegamos a um consenso sobre o ponto mais difícil do acordo [a restituição de Manuel Zelaya]conhecido como acordo de São José e que hoje pode ser chamado de acordo de São José e de Tegucigalpa”, disse Meza.



Edição: Talita Cavalcante  


Agência Brasil - Detalhes do acordo para pôr fim à crise política em Honduras serão conhecidos hoje - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário