23 de Dezembro de 2008 - 20h04 - Última modificação em 23 de Dezembro de 2008 - 20h04
Estudantes invadem Câmara de Manaus contra restrições à meia-entrada
Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - Dezenas de estudantes invadiram hoje (23) o plenário da Câmara Municipal de Manaus, na tentativa de impedir a votação da emenda que altera parte das regras de uso da meia-passagem para a classe estudantil na capital amazonense. Durante a invasão, os manifestantes agrediram funcionários, quebraram vidros, jogaram tinta nas mesas e acabaram levando os vereadores a continuar a votação no auditório da Casa. Durante seis dias, os estudantes fizeram vigília no local mas, nesta terça, eles foram contidos pela tropa de choque da Polícia Militar.
Apesar da confusão, os vereadores aprovaram, com 26 votos a favor e apenas quatro contra, a proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (Loman) que determina, a partir da publicação no Diário Oficial do estado, que a meia-passagem para circulação nos ônibus em Manaus esteja limitada a duas passagens por dia para cada estudante, seja ele do nível fundamental, médio ou superior, matriculado em rede pública ou privada de ensino.
As regras para uso da meia-passagem a partir de agora ficam mais rígidas e quem precisar de mais passagens, terá que comprovar a necessidade à concessionária do serviço de transporte coletivo na cidade. Além disso, a cada dois meses, a freqüência escolar também deverá ser comprovada e os que deixarem de freqüentar as aulas por mais de 20 dias letivos consecutivos ou 50 dias letivos intercalados perderão o benefício.
O presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus ((Umes), Yann Egaevanovick, lamentou a decisão dos vereadores e ressaltou que a medida implicará na perda de 80 meias-passagens para cada estudante por mês.
"Infelizmente estamos vivenciando um retrocesso a uma conquista histórica que tínhamos obtido anos atrás com a meia-passagem. Cada um de nós tinha direito a 120 meias-passagens por mês e agora serão apenas 40", declarou o estudante.
![]()





Nenhum comentário:
Postar um comentário