Anúncios


terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Agência Brasil - Chuvas do fim de semana prejudicam recuperação de municípios fluminenses - Direito Público

 
28 de Dezembro de 2008 - 17h59 - Última modificação em 28 de Dezembro de 2008 - 17h59


Chuvas do fim de semana prejudicam recuperação de municípios fluminenses

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - As chuvas que caíram neste fim de semana no norte fluminense provocaram o aumento do nível dos cinco principais rios da região: Paraíba do Sul, Muriaé, Pomba, Carangola e Itabapoana. Segundo a Defesa Civil Estadual, no entanto, a situação não trouxe nenhum prejuízo adicional para o norte do estado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil no norte e noroeste fluminense, coronel Moacir Pires, o único problema das chuvas do fim de semana é que elas atrasaram o processo de recuperação das cidades atingidas por enchentes antes do Natal. Com isso, o número de desalojados e desabrigados permanece em torno de 35 mil pessoas nos 13 municípios da região.

“De uma maneira geral, a situação está controlada. O estado e as prefeituras estão dando assistência àquelas pessoas que estão em abrigos, àquelas que estão desalojadas”, afirmou o coronel Pires.

Segundo ele, o Rio Muriaé é o que apresenta mais problemas, porque seu nível aumentou neste final de semana, mas ainda não baixou, diferentemente do que aconteceu com outros rios, como o Carangola e o Itabapoana.

O coronel acredita que a situação melhore amanhã (29) e terça-feira (30), já que o Instituto Nacional de Meteorologia prevê para estes dias tempo melhor do que o deste fim de semana.

No município de Quissamã, localizado entre a Região dos Lagos e o norte fluminense, o transbordamento de duas lagoas do Parque Nacional de Jurubatiba alagou os acessos à Praia de João Francisco, um destino de turistas na cidade.

Por isso, o prefeito Armando Carneiro teve que pedir, ao Instituto Chico Mendes, a abertura da barra que liga uma das lagoas ao mar, para extravasar as águas. “Nesse balneário, que recebe em torno de mil a 1.500 pessoas, agora no verão, então, está havendo algum problema para as pessoas chegarem até lá, porque as duas lagoas se comunicaram e invadiram o asfalto que dá acesso à Praia de João Francisco”, afirmou.

De acordo com o prefeito, o Instituto Chico Mendes já autorizou a abertura da barra da lagoa, o que deve ser feito ainda hoje.

A Defesa Civil Estadual informou que 12 municípios do Rio de Janeiro estão em situação de emergência e que um deles, Cardoso Moreira, decretou estado de calamidade pública. Todos eles ficam nas regiões norte e noroeste do estado.





 


Agência Brasil - Chuvas do fim de semana prejudicam recuperação de municípios fluminenses - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário