Anúncios


domingo, 28 de dezembro de 2008

Agência Brasil - Economia tem "base boa" para enfrentar crise, diz Fernando Henrique - Direito Público

 
27 de Dezembro de 2008 - 14h07 - Última modificação em 27 de Dezembro de 2008 - 14h13


Economia tem "base boa" para enfrentar crise, diz Fernando Henrique

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que a economia brasileira tem “base boa” para o enfrentamento dos efeitos da crise financeira internacional no país.

“A crise é ruim para todo mundo. Então, todo mundo vai sair mais enfraquecido, e não mais fortalecido”, afirmou o ex-presidente, em entrevista à TV Brasil. Fernando Henrique acredita, no entanto, que o Brasil pode sair [da crise] com perspectiva de retomada do crescimento. “Nós temos uma base boa”, reforçou.

“Acho que 2009 vai ser um ano difícil, porque as importações vão ser mais caras e as exportações vão diminuir drasticamente. Tomara que seja possível evitar o desemprego. Acho que o crescimento da economia vai sofrer. É inevitável”, disse.

O ex-presidente destacou, entretanto, que é necessário o governo reduzir os gastos. “Em primeiro lugar, o governo tem que levar em consideração que a arrecadação vai cair. Portanto, ele não pode gastar sem parar. Segundo: deve-se concentrar mais em investimentos, porque só em consumo não vai funcionar.”

Além disso, Fernando Henrique entende que é preciso concentrar-se em investimentos para retomar o crescimento. “E tem que segurar, sobretudo, os gastos que podem ser postergados. Gastos que comprometam o orçamento por muitos anos devem ser freados”, afirmou.



 


Agência Brasil - Economia tem "base boa" para enfrentar crise, diz Fernando Henrique - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário