Anúncios


domingo, 28 de dezembro de 2008

Agência Brasil - CMN adia entrada em vigor de resolução sobre venda de carteiras de crédito bancárias - Direito Público

 
26 de Dezembro de 2008 - 21h26 - Última modificação em 26 de Dezembro de 2008 - 21h26


CMN adia entrada em vigor de resolução sobre venda de carteiras de crédito bancárias

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Em reunião extraordinária realizada hoje (26), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o adiamento, para 1º de janeiro de 2010, da Resolução 3.533, que obrigaria os bancos a declarar em seus balanços as carteiras de crédito vendidas a outras instituições financeiras, em caso de operações de risco, a partir de 1º de janeiro de 2009.

A justificativa dada para a Resolução 3.533, na época de sua edição, no dia 31 de janeiro, era dar mais transparência para que o Banco Central soubesse com quem está o risco das carteiras de crédito. Com os efeitos da crise econômica mundial, a nova resolução (3.673) deve manter o fluxo de aquisição de carteiras de bancos menores, em dificuldades, por instituições maiores e mais sólidas.

Esse tipo de operação foi incentivado pelo Banco Central a partir de outubro, como forma de dar liquidez aos bancos menores e em dificuldades devido à crise econômica mundial. Com as incertezas em relação às dimensões e à duração da crise, a obrigatoriedade imposta pela resolução do início do ano poderia prejudicar essa ação pontual do governo.

O CMN é formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central e é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional.

 



Agência Brasil - CMN adia entrada em vigor de resolução sobre venda de carteiras de crédito bancárias - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário