1 de Outubro de 2009 - 08h38 - Última modificação em 1 de Outubro de 2009 - 08h38
Japoneses se manifestam contra candidatura de Tóquio para sediar Olimpíadas
Carina Dourado
Enviada Especial
![]()
![]()
![]()
![]()
Copenhague (Dinamarca) - Nem só elogios aparecem em Copenhague, na Dinamarca, para as cidades candidatas a sediar as Olimpíadas de 2016. Hoje (1º) pela manhã, um grupo de nove japoneses segurava uma faixa em frente ao hotel onde ocorrem as reuniões de presidentes e membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) pedindo que não votassem em Tóquio.
“A candidatura de Tóquio para sediar os Jogos Olímpicos não foi feita de forma democrática, não houve discussão para saber o que povo japonês acha, nós não apoiamos isso”, disse o secretário-geral da Federação de Novos Esportes Japoneses de Tóquio, Inoue Takashi.
Ele concorda que o desenvolvimento que uma Olimpíada traz para um país é importante, mas não aprova a forma como a definição da sede é feita. Segundo Takashi, uma pesquisa de opinião feita em Tóquio mostrou que pouco mais da metade, 56% da população, apoia os jogos na capital japonesa. “Os jogos em Tóquio iriam manchar a história das Olimpíadas, assim como do povo japonês.”
O secretário-geral da Associação Japonesa de Advogados pela Liberdade, Satoru Yokoyama, disse que tem um profundo respeito pelo movimento olímpico, que tem levado educação, paz e cultura para o mundo. Mas afirmou, no entanto, que não pode apoiar o plano do governador de Tóquio, Shintaro Ishihara.
Segundo os manifestantes, eles representam cerca de 500 mil pessoas no Japão que estão insatisfeitos com a candidatura de Tóquio para sede das Olimpíadas de 2016.
Edição: Juliana Andrade![]()
Nenhum comentário:
Postar um comentário