22 de Setembro de 2009 - 21h38 - Última modificação em 22 de Setembro de 2009 - 21h38
CGU vai notificar 4 mil servidores que não prestaram informações sobre parentesco
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Controladoria-Geral da União (CGU) vai notificar, nos próximos dias, 4.332 servidores públicos que não informaram se têm parentes até o terceiro grau ocupando cargos na administração federal. O prazo para preencher e enviar o formulário à CGU encerrou ontem (21).
Quem não fez a declaração ou prestou informação falsa pode responder a processo administrativo disciplinar. O Decreto Presidencial 6.906, de 22 de julho, determinou que ministros, cargos de natureza especial e de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) prestassem esclarecimentos sobre vínculo familiar no Executivo.
Com os dados fornecidos pelos funcionários, a CGU fará uma análise sobre a existência de possíveis casos de nepotismo na administração federal, proibido desde a edição de súmula do Supremo Tribunal Federal (STF).
O levantamento da CGU mostra que 16.576 comissionados ou funcionários de confiança prestaram as informações, equivalente a 80% do universo de 20.908 servidores ocupantes desse tipo de cargo.
Eles tinham que informar sobre vínculo de matrimônio, de companheirismo ou de parentesco cosanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.
Edição: Lílian Beraldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário