Anúncios


quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Agência Brasil - Avião da FAB trará 33 brasileiros e deve chegar ao Brasil de madrugada - Direito Público

 
30 de Dezembro de 2009 - 16h46 - Última modificação em 30 de Dezembro de 2009 - 16h59


Avião da FAB trará 33 brasileiros e deve chegar ao Brasil de madrugada

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Wilson Dias/Abr
Brasília - Avião da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea, antes de decolar com destino ao Suriname, para buscar brasileiros que querem deixar o país após conflito com quilombolas locaisBrasília - Avião da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea, antes de decolar com destino ao Suriname, para buscar brasileiros que querem deixar o país após conflito com quilombolas locais
Brasília - O avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), que saiu hoje (30) de Brasília rumo a Paramaribo (capital do Suriname), deverá chegar a Belém (PA) por volta da da meia-noite desta quarta-feira. A Embaixada do Brasil no Suriname informou que 33 brasileiros que estavam em Albina (a 150 quilômetros de Paramaribo) no dia do ataque dos marrons (como são chamados os quilombolas no Suriname) serão embarcados – incluindo os cinco feridos que estavam hospitalizados.

De acordo com a embaixada, desde cedo uma equipe está de plantão para verificar o interesse das pessoas que desejam retornar para o Brasil. Segundo diplomatas, não há possibilidade de aumentar o número de passageiros. A previsão é que a o avião decole do aeroporto de Paramaribo por volta das 18h30 (horário do Suriname) – 19h30 horário do Brasil.

O Hércules que seguiu para Paramaribo está equipado com uma unidade de terapia intensiva  (UTI) móvel para o caso de atendimentos de emergência. Dois médicos e um enfermeiro estão a bordo, assim como uma assistente social para tratar das vítimas de estupro e uma diplomata especializada em assuntos consulares.

É a segunda aeronave que segue para o Suriname desde o ataque aos brasileiros na madrugada do dia 24. Na ocasião, segundo relatos, um grupo de 300 marrons surinameses atacou os brasileiros, chineses e javaneses. Houve agressões físicas, estupros e depredações. Há também denúncias de mortes e desaparecidos.

O Itamaraty pede cautela ao tratar dos desaparecidos e mortos, que, por enquanto, não são confirmados. No entanto, os brasileiros que vivem no Suriname afirmam que os quilombolas costumam matar suas vítimas e jogar os corpos nos rios e matas fechadas. Para os diplomatas brasileiros, é necessário aguardar a conclusão das investigações.


Edição: Aécio Amado  


Agência Brasil - Avião da FAB trará 33 brasileiros e deve chegar ao Brasil de madrugada - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário