Anúncios


quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Agência Brasil - Chuva provoca desabamento de encosta no bairro de Santa Teresa - Direito Público

 
31 de Dezembro de 2009 - 11h53 - Última modificação em 31 de Dezembro de 2009 - 11h53


Chuva provoca desabamento de encosta no bairro de Santa Teresa

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - As chuvas não param de fazer estragos no Rio de Janeiro nesta virada de ano. Uma encosta desabou no bairro de Santa Teresa, no centro da cidade, hoje (31) de manhã, e derrubou parcialmente a parede do prédio ao lado, ferindo o morador Jorge Luís Ferreira de Oliveira, de 24 anos, que dormia no apartamento atingido. Ele está passando por exames no Hospital Espanhol.

A vice-presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), Juçara Braga, disse que há cerca de dois anos e meio a entidade solicitou uma avaliação da Defesa Civil municipal sobre os dois terrenos que ladeiam o prédio, incluindo o da direita, que desabou hoje.

“Eles vieram e  falaram que realmente estava com risco de deslizamento de terra”. A Defesa Civil deu um laudo confirmando a existência de “risco médio de deslizamento, podendo atingir edificações”, e encaminhou o caso à  Fundação Instituto Geotécnica (Geo-Rio). Os técnicos visitaram o local e confirmaram o laudo.

Juçara Braga afirmou que apesar do risco anunciado, nenhuma providência foi tomada, além da interdição da área pela Defesa Civil. A prefeitura foi questionada por meio de sua ouvidoria, mas informou que nada poderia ser feito, uma vez que se tratava de terreno particular.

O serviço de atendimento de resgate do Corpo de Bombeiros esteve no local e fará um ofício à Defesa Civil para que avalie  as condições do terreno e do prédio. “É importante destacar que a prefeitura foi avisada. A prefeitura sabia. Eu tenho documento da prefeitura falando do risco. E não fez nada. Eles se eximem de responsabilidade”, denunciou a vice-presidente da Amast. Ela acrescentou que grande parte do muro do terreno ainda está para cair.

Edição: Graça Adjuto  



Agência Brasil - Chuva provoca desabamento de encosta no bairro de Santa Teresa - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário