Anúncios


quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Agência Brasil - Embaixador do Brasil no Suriname define ataque a brasileiros como selvageria - Direito Público

 
29 de Dezembro de 2009 - 16h39 - Última modificação em 29 de Dezembro de 2009 - 16h39


Embaixador do Brasil no Suriname define ataque a brasileiros como selvageria

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O governo do Brasil cobrou do Suriname alerta máximo para evitar que as novas ameaças a brasileiros, que estão em áreas de garimpo no país vizinho, se concretizem. Em entrevista à Agência Brasil, o embaixador do Brasil em Paramaribo (capital do Suriname), José Luiz Machado e Costa, disse hoje (29) que o ataque aos brasileiros na véspera do Natal foram “atos de selvageria e de violência extrema”.

Costa afirmou ainda que mulheres brasileiras sofreram estupros e outras violências na noite do ataque. “Jamais minimizamos a gravidade de tudo o que ocorreu. Agora trabalhamos para administrar a crise e dar assistência às vítimas e suas famílias”, disse ele, que negou haver xenofobia contra os brasileiros no país vizinho. A seguir, os principais trechos da entrevista do embaixador do Brasil no Suriname.

Agência Brasil – A situação na região de Albina, a 150 quilômetros de Paramaribo, onde ocorreu a ataque a brasileiros, ainda é tensa?

José Luiz Machado e Costa – A situação está se normalizando e, aos poucos, vai se estabilizar. Os brasileiros nunca tiveram problemas no Suriname. Sempre houve uma tolerância muito grande com os brasileiros. Quando a embaixada perguntava quem queria voltar, não havia demonstrações de interesse.

ABr – O que houve, então, em Albina? Por que ocorreu o ataque no último dia 24, quando um grupo de estrangeiros, incluindo brasileiros, foi atacado por quilombolas surinameses, deixando feridos e desaparecidos)?

Costa – Aquela é uma área delicada, onde vivem os “marrons”, os quilombolas locais, que têm regras próprias e não admitem a presença de estranhos. Brasileiros, chineses e javaneses se instalaram no local. Portanto, não é nada contra os brasileiros especificamente. De qualquer maneira, estamos concluindo as negociações para fechar um acordo de regulação migratória para facilitar uma série de ações.

ABr– Como a embaixada está reagindo a essas novas denúncias de ameaças em outras áreas de garimpo?

Costa – Comunicamos imediatamente o governo do Suriname, que logo tomou providências: foi reforçado o policiamento em todas as regiões de garimpo no país e a cobrança interna e externa é imensa. A dificuldade é que a atividade do garimpo de ouro é ilegal e, aliado a isso, os que atuam nela não têm documentos nem são identificados.

ABr – Há denúncias de que pelo menos 20 mulheres foram estupradas na véspera do Natal. Oficialmente não se comenta sobre isso. Houve estupros?

Costa - Jamais minimizamos a gravidade de tudo o que ocorreu. Agora trabalhamos para administrar a crise e dar assistência às vítimas e suas famílias. O que houve no dia 24 foram atos de selvageria e violência extrema.

ABr - Também há informações de que sete pessoas estão desaparecidas, inclusive brasileiros. Por que a negativa oficial?

Costa – Enquanto não surgirem evidências concretas não se pode confirmar que há brasileiros entre os supostos desaparecidos. Essa hipótese foi levantada pelo padre José Virgílio da Silva [ele dirige a rádio Katolica e foi um dos primeiros a dar assistência às vítimas], que tem boas intenções e cobra respostas ao ataque. Confiamos nas investigações em curso e também aguardamos as conclusões das apurações. A polícia do Suriname está sendo cobrada interna e externamente.





Edição: João Carlos Rodrigues  


Agência Brasil - Embaixador do Brasil no Suriname define ataque a brasileiros como selvageria - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário