Anúncios


quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Agência Brasil - Diplomatas viajam ao Suriname para acompanhar situação de brasileiros - Direito Público

 
27 de Dezembro de 2009 - 11h30 - Última modificação em 27 de Dezembro de 2009 - 11h30


Diplomatas viajam ao Suriname para acompanhar situação de brasileiros

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Diplomatas das áreas consular e humanitária do Itamaraty viajaram na manhã de hoje (27) para Paramaribo, capital do Suriname, para verificar a situação em que se encontram os brasileiros após os incidentes ocorridos na véspera do Natal.

Os representantes da diplomacia, que devem chegar à capital do Suriname por volta das 14h, vão conversar com os brasileiros, avaliar os conflitos ocorridos e verificar as medidas a serem adotadas para atendimento e segurança aos brasileiros.

A informação foi dada há pouco pelo Ministério de Relações Exteriores que também informou que o embaixador brasileiro no Suriname, José Luiz Machado Costa, vai ainda hoje à cidade de Albina - onde ocorreram os incidentes com a comunidade brasileira - acompanhado de um representante do governo do Suriname para verificar a situação no local.

O secretário-geral do Itamaraty, embaixador Antônio Aguiar Patriota, conversou ontem (26), por telefone, com a ministra interina dos Negócios Estrangeiros do Suriname, Jane Aarland, que garantiu que tudo será feito para dar segurança aos brasileiros que estão no país.

Um grupo de cerca de 80 brasileiros foi atacado em represália à morte de um morador local. Um brasileiro teria assassinado um quilombola surinamês, o que motivou a vingança contra a comunidade brasileira.

Com cerca de 10 mil habitantes, Albina fica no Norte do Suriname, na fronteira com a Guiana Francesa. A maioria dos brasileiros que vive no local trabalha com a exploração ilegal de garimpo, atividade proibida no país.



Edição: Lílian Beraldo  


Agência Brasil - Diplomatas viajam ao Suriname para acompanhar situação de brasileiros - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário