30 de Novembro de 2009 - 11h16 - Última modificação em 30 de Novembro de 2009 - 12h07
Cúpula Ibero-Americana deve divulgar comunicado sobre Honduras, diz ministro espanhol
Lísia Gusmão
Enviada especial da EBC
Estoril (Portugal) - Da Cúpula Ibero-Americana deve sair um comunicado oficial sobre o resultado das eleições em Honduras, informou nesta segunda-feira (30) o ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos. Segundo ele, os chefes de Estado e representantes dos países da América Latina, de Portugal e da Espanha, presentes na reunião de Estoril, discutem uma solução política para a crise que abala Honduras há cinco meses, quando um golpe afastou o presidente Manuel Zelaya do poder.
A declaração oficial, afirmou Moratinos, deve reforçar a necessidade de uma “saída definitiva, pacífica e aceitável” para a crise hondurenha. Contudo, ele evitou explicar a posição que será adotada pela comunidade ibero-americana sobre o pleito que elegeu Porfirio Lobo para a Presidência de Honduras, limitando-se à opinião do governo espanhol.
“O governo da Espanha não reconhece, mas tampouco ignora as eleições realizadas em Honduras”, disse Moratinos, em entrevista coletiva na reunião de Estoril.
Segundo ele, faltou transparência ao processo eleitoral hondurenho. Contudo, acrescentou,“há uma nova realidade expressada por setores da opinião pública hondurenha”.
O ministro disse ainda que uma “plataforma de diálogo” será construída para alcançar a reconciliação nacional em Honduras. “Há novos atores que têm algo a dizer. Vamos ver como arbitramos um mecanismo para uma nova etapa de reconciliação nacional.”
Edição: Talita Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário