30 de Novembro de 2009 - 14h44 - Última modificação em 30 de Novembro de 2009 - 14h44
Favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo terão unidade de policiamento comunitário
Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na zona sul da capital fluminense, serão as próximas a receber uma unidade de policiamento comunitário no estado do Rio de Janeiro. Cinco favelas já são atendidas por essa nova experiência de polícia: Dona Marta, Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul; Cidade de Deus, em Jacarepaguá; e Batan, na zona oeste.
No Rio de Janeiro, as unidades de policiamento comunitário têm como características o fim do controle armado das favelas (seja de quadrilhas que vendem drogas seja de milícias) e a proximidade maior com a comunidade.
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) faz desde a manhã de hoje (30) uma operação nas favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, como uma primeira etapa do processo chamado de “pacificação” pelas autoridades de segurança do Rio de Janeiro. Só depois é que será instalada a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), como é conhecida a polícia comunitária.
O Cantagalo e o Pavão-Pavãozinho foram as primeiras comunidades carentes do Rio de Janeiro a receber obras de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no final de 2007.
Edição: Juliana Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário