1 de Dezembro de 2009 - 13h46 - Última modificação em 1 de Dezembro de 2009 - 13h51
Manaus promove caminhada para sensibilizar população sobre direitos de pacientes com HIV
Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Manaus - O Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado hoje (1º), em Manaus, com uma caminhada no fim da tarde pelas principais ruas do centro da cidade, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os direitos e deveres das pessoas que têm HIV.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na ocasião será distribuído material alusivo à data, como folders, cartazes e camisetas, além de mais de 92 mil preservativos.
A iniciativa na capital do Amazonas está alinhada com a campanha nacional apresentada este ano pelo Ministério da Saúde, que aborda o preconceito sofrido pelos soropositivos. Em Manaus, a ideia é aproveitar o Dia Mundial de Luta contra a Aids para mostrar à sociedade que um paciente com a doença pode ter uma vida normal, ser inserido no mercado de trabalho e também deve ter acesso aos serviços públicos.
Além disso, a Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Amazonas quer divulgar orientações necessárias para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessas doenças.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas, até outubro de 2009, foram notificados 4.832 casos de aids no estado. A faixa etária mais afetada pelo HIV é a de 20 a 29 anos, com 1.193 casos do sexo masculino e 621 do feminino.
Desse total, Manaus concentra 88,5% dos casos. No interior, os municípios com maior número de pessoas contaminadas são Parintins e Tabatinga.
Edição: Juliana Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário