Anúncios


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Agência Brasil - Consea teme que MP reduza participação da agricultura familiar na merenda escolar - Direito Público

 
25 de Fevereiro de 2009 - 16h03 - Última modificação em 25 de Fevereiro de 2009 - 16h11


Consea teme que MP reduza participação da agricultura familiar na merenda escolar

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) quer impedir que uma medida provisória encaminhada ao Congresso Nacional  reduza a participação de produtos da agricultura familiar na merenda escolar.

A MP 455, publicada dia 29 de janeiro, abre espaço para mudanças em artigos do Projeto de Lei 178/2008, que trata do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e tramita no Congresso Nacional.


Entre outras medidas, o projeto determina que pelo menos 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao PNAE sejam utilizados na compra de alimentos geraddos pela agricultura familiar, a fim de fortalecê-la.

Segundo o presidente do Consea, Renato Maluf, a MP em questão abre brechas que facilitam o descumprimento desse percentual, por exemplo, em casos em que o agricultor familiar não puder emitir nota fiscal do produto ou tenha dificuldades logísticas de fornecimento ou ainda em que os alimentos não estejam em condições higiênicas adequadas.

Os integrantes do órgão estão tentando mobilizar os parlamentares para que alterem a redação do texto de forma a preservar o sentidooriginal e garantir o percentual de aquisição dos produtos da agricultura familiar.

Maluf, acredita que, além de prejuízos os agricultores, a MP pode comprometer a merenda do ponto de vista nutricional e aponta para o risco de uma terceirização.

“Receio que essa seja uma porta aberta para voltar a merenda produtos industrializados que não são o melhor caminho para criar bons hábitos nas crianças. Temos forte resistência de que seja feita uma terceirização da merenda, pois rransferindo esse serviço para um empresa privada, a alimentação escolar, que teria um papel pedagógico, pode acabar virando um negócio alimentar”, disse ele em entrevista à Rádio Nacional.

Em meados de fevereiro o Consea encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pelo envio da medida ao Congresso Nacional, uma carta onde manifesta a insatisfação com a redução de demanda por alimentos da agricultura familiar que a medida irá provocar.

“É nosso temor que esse processo se veja comprometido devido à oposição de setores contrários a que o Estado brasileiro assuma, plenamente, suas obrigações com a efetivação do direito humano à alimentação adequada e com a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional”, diz o texto.

O presidente do Consea, reconhece, no entanto, que nem todos os agricultores familiares estão preparados para atender a demanda de alimentos para a merenda escolar.

“Reconhecemos que os administradores estaduais e municipais podem ter dificuldade para, de imediato, conseguir adquirir esse montante, por que parte da agricultura familiar precisa ser melhor capacitada para atender um mercado desse", afirmou,  ressaltando que essas são questões podem ser enfrentadas desde que haja disposição dos governos.

Além de normatizar o projeto, aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados e aguardando deliberação do Senado Federal, a MP amplia o atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estendendo a merenda escolar a estudantes do Ensino Médio.



 


Agência Brasil - Consea teme que MP reduza participação da agricultura familiar na merenda escolar - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário