Anúncios


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Agência Brasil - Petrobras coloca mais uma plataforma em operação na Bacia de Campos - Direito Público

 
26 de Fevereiro de 2009 - 17h01 - Última modificação em 26 de Fevereiro de 2009 - 17h01


Petrobras coloca mais uma plataforma em operação na Bacia de Campos

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - A Petrobras concluiu hoje (26) a implantação do “sistema definitivo de produção” do campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, norte fluminense, com a entrada em operação da plataforma FPSO cidade de Niterói.

Instalada a 120 quilômetros da costa, a uma profundidade de 1.370 metros, a nova FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção e armazenamento de óleo) terá capacidade produzir, quando operando a plena carga, cerca de 100 mil barris por dia de petróleo leve (28 graus API), de melhor qualidade e valor comercial. Produzirá, ainda, 3,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

O FPSO integra o módulo II de Marlim Leste, na jazida conhecida como Jabuti e será conectado a dez poços produtores, sendo nove de petróleo e um de gás. Compõe, ainda, o sistema de produção de Marlim Leste a plataforma P-53, que iniciou a produção em novembro do ano passado. Juntas, as duas unidades acrescentarão à produção nacional mais 280 mil barris de petróleo por dia e 9,6 milhões de metros cúbicos diários de gás.

Segundo ainda a Petrobras, o projeto Marlim Leste apresenta importância adicional, em termos de exploração petrolífera, por se tratar da primeira acumulação comercial de petróleo em reservatórios carbonáticos (lama relativamente pura que cobre grãos de areias), situados acima da camada de sal, em águas profundas da Bacia de Campos.

A nova unidade foi afretada à empresa Modec e integra o Plano de Antecipação da Produção de Gás (PLANGAS), uma das vertentes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

A FPSO Cidade de Vitória é a segunda plataforma da Petrobras a entrar em operação este ano, e começa a produzir um mês após a entrada em operação da P-51, a primeira unidade semissubmersível totalmente construída no Brasil – instalada no Campo de Marlim Sul. A P-51 também tem capacidade de produzir 180 mil barris de petróleo por dia, além de 6 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.




 


Agência Brasil - Petrobras coloca mais uma plataforma em operação na Bacia de Campos - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário