Anúncios


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Agência Brasil - É ilegal financiar movimentos que cometem atos ilícitos, diz Gilmar Mendes - Direito Constitucional

 
25 de Fevereiro de 2009 - 17h47 - Última modificação em 25 de Fevereiro de 2009 - 18h18


É ilegal financiar movimentos que cometem atos ilícitos, diz Gilmar Mendes

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, disse hoje (25) que quem repassa recursos a entidades que cometem atos ilícitos também está cometendo uma ilegalidade. De acordo com o ministro, há uma lei que proíbe ao governo de passar recursos para entidades que cometem atos ilícitos.

“O financiamento público de movimentos que cometem ilícitos é ilegal, é ilegítimo”, disse. "Dinheiro público pra quem comente ilícito também é uma ilicitude”, acrescentou Mendes.

Mendes falou a imprensa sobre as invasões de terra feitas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no feriado de carnaval. Os manifestantes invadiram fazendas em Pernambucano e São Paulo. Em Pernambuco, quatro pessoas foram mortas.

Questionado se o repasse de recursos que o Ministério do Desenvolvimento Social faz ao MST é ilegal, ele respondeu que quem deve analisar o caso é o Ministério Público.

Ele afirmou ainda que os movimentos sociais devem ter liberdade para agir, mas devem ter respeito pelo estado de direito. “No estado de direito todos estão submetidos a lei, não há soberanos. Se alguém pode invadir sem autorização judicial ele se torna soberano, logo ele está num quadro de ilicitude”, explicou.

Mendes disse ainda que não acha que o uso da força seja o melhor caminho para resolver a questão das invasões de terra, pois a Justiça tem “toda uma farmacologia para responder” a isso. “Acho que se trata de desmando jurídico e que uma resposta é evidente”. Contudo, ele afirmou que falta uma ação coordenada eficiente da Justiça e do Ministério Público para resolver as recorrentes invasões de terra que vem acontecendo no país, mas ele não citou que tipo de ações poderiam ser feitas.



 


Agência Brasil - É ilegal financiar movimentos que cometem atos ilícitos, diz Gilmar Mendes - Direito Constitucional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário