Anúncios


sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Agência Brasil - Argelinos querem aplicar tecnologia brasileira no setor agropecuário - Direito Público

 
30 de Janeiro de 2009 - 10h56 - Última modificação em 30 de Janeiro de 2009 - 10h56


Argelinos querem aplicar tecnologia brasileira no setor agropecuário

Cristiane Ribeiro*
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Tunis (Tunísia) - O governo da Argélia deve encomendar da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) um projeto sobre a tecnologia de cruzamento de gado das raças Gir com Holandês, cujas matrizes além de serem resistentes ao clima tropical, têm alta produção de leite. A expectativa é do engenheiro agrônomo Paulo Galeano, gerente do escritório da Embrapa, em Gana, na África do Sul, e que integra a delegação brasileira que está em missão comercial pela África do Norte.

Galeano disse que os argelinos também estão interessados na tecnologia para o cultivo e processamento de cereais, pois a indústria local não apresenta capacidade produtiva suficiente para acompanhar os avanços que estão sendo implementados na agricultura para diminuir a dependência da importação de alimentos, hoje em torno de 45%.

“O Brasil é o líder mundial em tecnologia para a região agrícola tropical, e o objetivo da Embrapa é solucionar problemas do setor agrícola, fazendo a transferência de nossa tecnologia para institutos de pesquisas agropecuárias de outros países.”

Segundo ele, na África, a empresa desenvolve projetos em Benin, Gana, Senegal, Serra leoa, Libéria, Angola, Moçambique, Nigéria e São Thomé e Príncipe. Além disso, a Embrapa tem escritórios na Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Inglaterra e Holanda

Em Gana, a Embrapa repassou tecnologia para a plantação de cana-de-açúcar de variedade brasileira em uma área de 27 mil hectares. Os primeiros 100 hectares começaram a ser plantados em dezembro e a expectativa, segundo Galeano, é de que nos próximos dois anos os 27 mil hectares estejam cultivados e a usina de beneficiamento da cana implantada. Toda a produção será vendida para a Suécia.

“Na Tunísia, as conversas também foram para transferência de tecnologia para o cultivo de trigo e da cana-de-açúcar, que hoje são importados em larga escala, principalmente do Brasil. No Marrocos, a Embrapa também pode ajudar no desenvolvimento de projetos para melhorar a qualidade de culturas como o trigo, milho e cana-de-açúcar”.



A repórter viajou a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.  


Agência Brasil - Argelinos querem aplicar tecnologia brasileira no setor agropecuário - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário