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sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Agência Brasil - Brasil e Marrocos criam comitê de promoção comercial - Direito Público

 
30 de Janeiro de 2009 - 11h13 - Última modificação em 30 de Janeiro de 2009 - 11h13


Brasil e Marrocos criam comitê de promoção comercial

Cristiane Ribeiro*
Repórter da Agência Brasil

 
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Casa Blanca (Marrocos) - A assinatura hoje (30) de um acordo para a criação de um comitê de promoção comercial e investimentos entre Brasil e Marrocos marcou o encerramento da missão comercial chefiada pelo ministro Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ao Norte da África. Durante toda a semana, cerca de 90 empresários e representantes de entidades e de estatais estiveram na Líbia, Argélia, Tunísia e hoje no Marrocos em busca de oportunidades para exportar produtos para a região.

A tentativa do governo de abrir novos mercados é uma estratégia para driblar os efeitos da crise financeira internacional no país, e na avaliação do ministro Miguel Jorge, os resultados foram positivos. Alguns acordos foram fechados e muitos outros alinhavados por exportadores de setores como infra-estrutura, tecnologia da informação, energia, agronegócios, alimentos, têxteis, calçados e máquinas e equipamentos.

“Missões como esta são importantes para abrir novos mercados, e o que nós temos oferecido é o grande diferencial, que é a transferência de tecnologia a custo zero para estes países, por exemplo na agricultura, na produção de alimentos e mesmo nas grandes obras da construção civil de portos, aeroportos e estradas”, enfatizou ele, lembrando, ainda, que, quando as empresas brasileiras se instalam nesses países, fazem a capacitação e treinamento de mão-de-obra, usando trabalhadores locais e também transferindo tecnologia na área de engenharia e de serviços.

O ministro do Comércio Exterior do Reino de Marrocos, M. Maazouz, brincou dizendo que o Brasil está vencendo o Marrocos por 3 a 0, pois esta é a terceira missão comercial de empresários brasileiros a seu país, enquanto nenhuma viagem comercial de empresários marroquinos foi organizada para conhecer de perto o mercado brasileiro. Ele reiterou o interesse em parcerias com o setor de energia, automobilístico e de alimentos processados.

De acordo com Maazouz, acordos como o assinado com o Brasil já estão em andamento com todos os países da América do Sul, exceto com a Colômbia. As negociações mais adiantadas são com a Argentina, com o comitê fazendo reuniões mensais para tratar principalmente de licenciamento para importações.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior indicam que em 2008 as exportações do Brasil para o Marrocos somaram US$ 511 milhões, um aumento de 16,7% em relação a 2007. Os principais produtos exportados foram cana-de-açúcar, soja, óleo de soja, trigo, milho, madeira, tratores e veículos de carga. As importações marroquinas somaram US$ 1,14 bilhões, 115% a mais do que em 2007 e os produtos mais importados foram fertilizantes, ácido fosfórico, fosfatos e sardinhas congeladas.

Após o encerramento do seminário com empresários marroquinos, o ministro Miguel Jorge seguiu para a localidade de Ifrane, para um encontro com o rei Mohammed VI.

“O fato de o rei receber um ministro brasileiro é uma deferência para o governo do Brasil, pois tenho informações de que nos últimos meses o rei não tem recebido autoridades de outros governos em missão oficial a Marrocos”, disse Miguel Jorge.



A repórter viajou a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.  


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