Anúncios


sábado, 31 de janeiro de 2009

Agência Brasil - Tempo volta ao normal no Rio Grande do Sul depois de chuva intensa - Direito Público

 
30 de Janeiro de 2009 - 11h28 - Última modificação em 30 de Janeiro de 2009 - 11h28


Tempo volta ao normal no Rio Grande do Sul depois de chuva intensa

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Depois de três dias de intensa chuva e muitos prejuízos - especialmente na região de Pelotas e Capão do Leão - o tempo volta ao normal no Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas esparsas. Esta semana, foram registradas oito mortes de pessoas que estavam em seus carros e foram arrastadas pela correnteza dos rios que transbordaram. Em alguns momentos, chegou a chover 300 milímetros na Região Sul.

Muitas estradas, pontes  e rodovias federais ficaram bloqueadas, mas a situação caminha para a normalidade, segundo o tenente-coronel Joel Prata Pedroso, coordenador da Defesa Civil estadual. Em Turuçu, 400 pessoas ficaram desalojadas e 800 desabrigadas em conseqüência das chuvas. No centro e norte do estado, no entanto, 88 municípios estão em situação de emergência  por conta da estiagem.
    
Em Pelotas, 250 moradores ficaram desabrigados esta semana e 500 desalojados em consequência da chuva. As águas na parte sul do estado, onde a chuva foi mais intensa, estão baixando rapidamente, de acordo com a Defesa Civil, favorecendo a volta dos desalojados para casa. A Defesa Civil Nacional repassou ao governo do estado kits de limpeza para serem usados pelas pessoas que tiveram suas casas alagadas. Elas receberam também colchões e cestas básicas.

Joel Prata disse que o povo gaúcho é solidário e que houve muita ajuda à população para minorar os efeitos das chuvas. Ele lembrou que o estado também ajudou as vítimas das chuvas em Santa Catarina e agora presta socorro a seus próprios conterrâneos.



 


Agência Brasil - Tempo volta ao normal no Rio Grande do Sul depois de chuva intensa - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário