Anúncios


sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Agência Brasil - Boletim aborda desenvolvimento regional e urbano brasileiro - Direito Público

 
29 de Janeiro de 2009 - 20h04 - Última modificação em 29 de Janeiro de 2009 - 20h04


Boletim aborda desenvolvimento regional e urbano brasileiro

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou hoje (29) a primeira edição do Boletim Regional e Urbano, publicação semestral que tem o objetivo de apresentar e analisar dados sobre cidades, meio ambiente, federalismo e desenvolvimento regional, além de discutir políticas públicas brasileiras.

Os temas debatidos nesta edição envolvem governança ambiental, reforma fiscal, crescimento das cidades médias, função social da propriedade urbana e alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“Trata-se de um esforço nosso, no sentido de produzir um conjunto de estudos que abordam o desenvolvimento brasileiro em todas as suas dimensões”, explica a diretora de Estudos Regionais e Urbanos, Liana Carleial.

“Essas áreas [realidade urbana e rural do Brasil] despontam como questão central, uma vez que existem simetrias importantes entre regiões brasileiras, e as cidades brasileiras sediam a maioria da população brasileira, constituindo desafios concretos e constantes na área urbana, intra-urbana e inter-regional”, declarou a diretora durante a cerimônia de lançamento da publicação.

Segundo o editor do periódico, Carlos Wagner Albuquerque de Oliveira, “a questão regional e urbana ocupa um importante espaço dentro da perspectiva do desenvolvimento de longo prazo, e a Dirur [Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos] se vê diante do compromisso de, por meio deste boletim, absorver tais questões".

O boletim está disponível no site www.ipea.gov.br.


 



Agência Brasil - Boletim aborda desenvolvimento regional e urbano brasileiro - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário