Anúncios


sábado, 31 de janeiro de 2009

Agência Brasil - Lula diz que rever acordo internacional, como o de Itaipu, "é muito difícil" - Direito Internacional

 
30 de Janeiro de 2009 - 18h05 - Última modificação em 30 de Janeiro de 2009 - 19h58


Lula diz que rever acordo internacional, como o de Itaipu, "é muito difícil"

Amanda Cieglinski
Enviada Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Belém - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (30) que a revisão de um acordo internacional, como o da usina binacional de Itaipu, “é muito difícil” e exige tempo. Ontem (29), o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, voltou a pedir que o governo brasileiro revise o Tratado de Itaipu, com redução das tarifas pagas pelos paraguaios. Hoje pela manhã, Lula e Lugo tiveram um breve encontro.

“Nós estamos com uma comissão de alto nível discutindo com o Paraguai. É uma comissão em que participam os ministros de Minas e Energia, da Fazenda e de Relações Exteriores dos dois países. Nós temos vários assuntos a tratar com o Paraguai, Itaipu é um deles. E eu penso que nós vamos trabalhar intensamente para ver se, em abril, quando o presidente Lugo visitar o Brasil, a gente tenha já resolvido algumas questões”, afirmou.

Lula lembrou que mesmo com “vontade política” a questão é complicada. “Quando tudo está pronto, muitas vezes nós dependemos do Congresso Nacional dos nosso países, o que leva mais um tempo. Mas eu sou esperançoso de que a gente possa chegar a um bom termo com o Paraguai, porque o Brasil, como a maior economia da América do Sul, tem responsabilidade de ajudar os países de menor porte”, defendeu.

Ainda hoje pela manhã, Lula se encontrou com a  candidata socialista derrotada nas últimas eleições da França, Ségolène Royal. O presidente não deu detalhes sobre a conversa, mas ressaltou que Brasil e França estão desenvolvendo vários projetos em parceria.



 


Agência Brasil - Lula diz que rever acordo internacional, como o de Itaipu, "é muito difícil" - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário