Anúncios


sábado, 31 de janeiro de 2009

Agência Brasil - Brasil estuda medidas contra retenção de genéricos em porto da Holanda - Direito Internacional

 
30 de Janeiro de 2009 - 19h47 - Última modificação em 30 de Janeiro de 2009 - 22h26


Brasil estuda medidas contra retenção de genéricos em porto da Holanda

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O Brasil não descarta medidas mais drásticas no caso do carregamento de genéricos importados da Índia e retidos no Porto de Roterdã (Holanda).

“O que ocorreu é um absurdo total, as alfândegas exerceram um poder de polícia para o qual não estão tituladas, tentaram legitimar isso na OMS (Organização Mundial de Saúde) e não conseguiram, fizeram unilateralmente. É um lamentável exemplo não só para o comércio internacional mas para a solidariedade mundial, [os produtos retidos] eram remédios”, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em entrevista à imprensa hoje (30) em Davos, na Suíça.

O ministro Celso Amorim se reuniu hoje com o ministro do Comércio da Índia, Kamal Nath. No encontro, que ocorreu foram do âmbito do Fórum Econômico, os dois países decidiram levar o assunto à próxima reunião do Conselho-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), prevista para o dia 3 de fevereiro. Segundo Amorim, isso não exclui um futuro pedido de consultas na OMC ou até mesmo a abordagem do caso junto à Justiça européia ou holandesa.

“É uma colocação política [no Conselho-Geral], mas não estou excluindo outras hipóteses, acho que estão muito sob contemplação”, disse Amorim.

Na OMC, o Brasil pretende mostrar que a ação das autoridades holandesas - embasada em legislação européia que impede a comercialização de genéricos sem autorização do detentor da patente, é um obstáculo grave ao comércio.

“É um obstáculo ao comércio em que a ganância toma o lugar de vidas humanas, é uma coisa muito, muito grave. Foi um gesto unilateral, arbitrário e muito difícil de entender, vindo de um país com tanta civilização e tanto respeito aos direitos humanos”, afirmou.






 


Agência Brasil - Brasil estuda medidas contra retenção de genéricos em porto da Holanda - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário