Anúncios


sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Agência Brasil - Projeto Mídia Cidadã integrará ações do Pronasci em 2009 - Direito Público

 
30 de Janeiro de 2009 - 17h04 - Última modificação em 30 de Janeiro de 2009 - 18h01


Projeto Mídia Cidadã integrará ações do Pronasci em 2009

Lisiane Wandscheer
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O projeto Mídia Cidadã, em 2009, passará a integrar as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em várias regiões do país. A informação foi dada hoje (30) pelo secretário nacional da Justiça, Romeu Tuma Júnior, durante visita dos alunos que concluíram o curso ao Ministério da Justiça.

O projeto-piloto foi realizado em janeiro no Colégio São Francisco, em São Sebastião, no Distrito Federal. A coordenadora  Gisa Porto disse que o curso abordou temas como educação fiscal, direitos humanos, crítica à mídia, classificação indicativa de programas. O trabalho foi excepcional, houve oficinas de rádio, vídeo e produção de jornal.

“Durante 13 dias, das 8h às 18h, eles aprenderam como funciona a classificação, porque assistir a um programa e não outro, o que é adequado e inadequado para cada faixa etária, como funciona o poder legislativo e a representação política. Temas importantes para saber o que é ser realmente cidadão”, disse.

O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, afirmou que o Ministério da Justiça tinha a compreensão de que muitas crianças que vivem em áreas de risco, nas férias, estão mais suscetíveis a migrarem para atividades nem sempre saudáveis.

“O projeto foi um sucesso e vamos transformá-lo em ação permanente do Pronasci. Acreditamos que este projeto possa mostrar novos valores, aprender a interpretar a informação que recebem da mídia, discernir o que é bom do que não é, quem é herói e quem é herói-bandido”, afirmou.

A aluna de 2º grau, Keli Cristina Pereira de Almeida, de 15 anos, disse que ela e os colegas tiveram a oportunidade de aprender como funciona a mídia por dentro, fazer vídeos, programas de rádio e conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Eu me sinto uma pessoa melhor agora porque tenho conhecimento dos meus direitos e deveres. As melhores férias que podíamos ter foram dentro da escola”, disse.




 


Agência Brasil - Projeto Mídia Cidadã integrará ações do Pronasci em 2009 - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário