Anúncios


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Agência Brasil - Casal Kirchner é derrotado em eleições legislativas na Argentina - Direito Internacional

 
29 de Junho de 2009 - 09h15 - Última modificação em 29 de Junho de 2009 - 11h02


Casal Kirchner é derrotado em eleições legislativas na Argentina

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Os candidatos do partido da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ao Congresso Nacional foram derrotados nos principais distritos eleitorais do país. É o que apontam os primeiros dados da apuração oficial das eleições legislativas realizadas ontem (28), de acordo com a BBC Brasil. Até o momento, 88,2% dos votos já foram apurados.

Na província de Buenos Aires – que representa 38% do eleitorado nacional – o ex-presidente Néstor Kirchner, do Partido Justicialista (peronista) e Frente para a Vitória, teria perdido para o candidato da oposição, Francisco de Narváez, por cerca de 2% dos votos.

O dado foi considerado uma derrota para o governo, já que a província é o carro-chefe de todas as eleições. “Perdemos na província por muito pouco e o mesmo ocorreu em outros distritos. Estamos preparados para continuar a governabilidade e a administração da Argentina com amor”, disse Néstor Kirchner, na madrugada de hoje (29).

Os resultados também foram favoráveis à oposição nas províncias de Santa Fé, Córdoba e Mendoza – as maiores depois de Buenos Aires – além de Entre Rios e Santa Cruz, terra de Néstor Kirchner.

Diante do resultado das eleições, o governo passaria dos atuais 116 deputados para 94, longe do quórum próprio de 129 votos. A oposição, com diferentes forças políticas, passaria de 91 para 122 cadeiras na Câmara. O governo também perderia maioria no Senado.

Os deputados e senadores eleitos, que renovam parcialmente a Câmara dos Deputados e o Senado, assumem os cargos em dezembro.



Edição: Tereza Barbosa  


Agência Brasil - Casal Kirchner é derrotado em eleições legislativas na Argentina - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário