Anúncios


domingo, 28 de junho de 2009

Agência Brasil - Governo brasileiro condena sequestro do presidente de Honduras - Direito Internacional

 
28 de Junho de 2009 - 13h56 - Última modificação em 28 de Junho de 2009 - 15h46


Governo brasileiro condena sequestro do presidente de Honduras

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores informou que o governo brasileiro condena “de forma veemente” o sequestro do presidente de Honduras, Manuel Zelaya, retirado hoje (28) da residência oficial à força por militares e levado para a Costa Rica.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue acompanhando a situação por meio de contatos com outros chefes de Estado do continente e de informações repassadas pelo ministro Celso Amorim.

“O governo brasileiro condena de forma veemente a ação militar que resultou na retirada do presidente de Honduras, José Manuel Zelaya, do Palácio Presidencial em Tegucigalpa no dia de hoje e sua condução para fora do país”, diz a nota.

O Itamaraty afirma que ações militares com a de hoje em Honduras atentam contra a democracia e não condizem com o estágio de desenvolvimento político da América Latina.

“Eventuais questões de ordem constitucional devem ser resolvidas de forma pacífica, pelo diálogo e no marco da institucionalidade democrática. O governo brasileiro solidariza-se com o povo hondurenho e conclama a que o presidente Zelaya seja imediata e incondicionalmente reposto em suas funções”, de acordo com o texto.

Zelaya foi sequestrado horas antes de Honduras iniciar uma consulta pública para reformar a Constituição, o que daria ao presidente a possibilidade de reeleição. A consulta foi considerada ilegal pelo Parlamento e pela Suprema Corte do país.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) está reunida em Washington em caráter extraordinário para analisar a crise em Honduras. 

Edição: Lílian Beraldo  


Agência Brasil - Governo brasileiro condena sequestro do presidente de Honduras - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário