Anúncios


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Agência Brasil - Negros que morreram na luta contra o regime militar recebem homenagem durante conferência - Direito Público

 
27 de Junho de 2009 - 17h45 - Última modificação em 28 de Junho de 2009 - 11h03


Negros que morreram na luta contra o regime militar recebem homenagem durante conferência

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Valter Campanato/ABr
Brasília - O secretário-adjunto da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Elói Ferreira, e o secretário-adjunto da Secretaria dos Direitos Humanos, Rogério Sottili, participam da homenagem a 40 negros mortos durante a ditadura militarBrasília - O secretário-adjunto da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Elói Ferreira, e o secretário-adjunto da Secretaria dos Direitos Humanos, Rogério Sottili, participam da homenagem a 40 negros mortos durante a ditadura militar
Brasília - Descendentes de escravos que morreram na luta contra o regime militar (1964-1986) foram homenageados hoje (27) na 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, aberta no último dia 25, em Brasília.

Os secretários adjuntos das secretarias especiais dos Direitos Humanos (SEDH), Rogério Sottili, e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Eloy Ferreira, apresentaram um totem, de 1,80m de altura por 0,80m de largura, com imagens de 40 negros - 35 homens e 5 mulheres – mortos e desaparecidos durante a ditadura.

A ideia da SEDH é fazer com que o totem seja levado para vários lugares, assim como a exposição “Direito à Memória e à Verdade”, cujos painéis contam a história da resistência ao regime militar no Brasil e já rodaram mais de 50 cidades brasileiras e do exterior.

Sottili ressaltou que uma das maiores violações dos direitos humanos é feita pela segregação, pelo preconceito e pela discriminação. “Igualdade racial é uma luta de preservação, de promoção dos direitos humanos. Todo o Estado deve estar comprometido de varrer do nosso país toda, qualquer tipo de discriminação, seja racial, de gênero, de diversidade religiosa”, disse.

Para Ferreira, a historiografia não teve “o cuidado ou a preocupação de registrar a luta dos negros ao longo da história do Brasil". Segundo o secretário, levar o conhecimento da luta dos negros contribui para o “fortalecimento da identidade nacional”. “A juventude vai saber, a nação vai conhecer que temos heróis negros, brancos, que todos formamos o Brasil.”

Segundo Ferreira, ainda é preciso trabalhar mais sobre esse tema nas escolas do país. “É um processo superar o racismo institucional.”

Segundo ele, durante o regime militar, as escolas ensinavam que Zumbi dos Palmares foi um negro insurreto. “Essa inversão de valores é hoje repudiada pela historiografia, pela força do movimento negro e pela força dos governos que, após a ditadura militar, trabalharam na construção de valores nacionais.”

A lista de 40 homenageados, com um breve histórico de cada um deles, está disponível na internet.

A 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial termina amanhã (28). São 1,3 mil delegados eleitos em todo o país para discutir temas como a titulação de terras quilombolas, as cotas no ensino superior, religiões de matrizes africanas, políticas para as populações indígenas e ciganas e o combate ao racismo institucional.

Para a secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Luíza Bairros, a conferência abre caminho para que movimentos sociais se organizem e governos locais passem a dar atenção à questão da igualdade racial.


Edição: Lílian Beraldo  


Agência Brasil - Negros que morreram na luta contra o regime militar recebem homenagem durante conferência - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário