Anúncios


domingo, 28 de junho de 2009

Agência Brasil - Sociedade não está preparada para conviver com pessoas mais velhas, avaliam idosos em pesquisa - Direito Público

 
25 de Junho de 2009 - 17h02 - Última modificação em 25 de Junho de 2009 - 17h11


Sociedade não está preparada para conviver com pessoas mais velhas, avaliam idosos em pesquisa

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - A sociedade não está preparada para conviver com os idosos na avaliação de 80% das pessoas entre 55 e 73 anos de idade ouvidas em pesquisa divulgada hoje (25) pelo banco Bradesco.
 
O estudo Longevidade Brasil revela também que 39% dos idosos foram vítimas de discriminação por conta da idade. Entre os que mais relataram o desrespeito, 44% são mulheres, com mais de 70 anos (49%) e da classe C (42%). A pesquisou ouviu cerca de 2 mil pessoas em seis grandes cidades do país.
 
No documento, os idosos alertam para o despreparo dos serviços públicos e privados, principalmente do transporte público, da saúde e dos bancos, nos quais são tratados, muitas vezes, com descaso.
 
Para o aposentado Dagoberto Moreira, 86 anos, que participou da divulgação da pesquisa, os ônibus são os principais vilões. Ele confirma o fato de os motoristas não pararem ao sinal dos mais velhos e conta casos de direção perigosa.
 
“Só em lugares muito preparados há uma dedicação aos idosos. Em geral, o que a gente vê é a falta de respeito. Os ônibus não respeitam quando os idosos estão descendo ou subindo, ou até atravessando a rua. Outro dia, se eu não seguro uma senhora, ela ia parar longe com a arrancada do motorista”, contou o aposentado.
 
Para o cientista social José Carlos Libânio, responsável pelo levantamento, chama atenção o fato de 56% dos idosos usarem algum tipo de transporte público mais de uma vez por semana e este serviço ser apontado como o principal ambiente de discriminação.
 
De acordo com o pesquisador, a solução para o problema passa por medidas que incentivem a “civilidade” e o respeito.
 
“É irracional achar que todas as políticas têm que ser universais. O problema é o mesmo do machismo e exige uma mudança de mentalidade. Tem que ser uma evolução dos patamares de civilidade e a história demonstra que isso é possível”, avaliou.
 



Edição: Lílian Beraldo  


Agência Brasil - Sociedade não está preparada para conviver com pessoas mais velhas, avaliam idosos em pesquisa - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário