Anúncios


terça-feira, 30 de junho de 2009

Correio Forense - PGR ajuíza ADPF contra lei ambiental do município de Blumenau (SC) - Direito Ambiental

29-06-2009

PGR ajuíza ADPF contra lei ambiental do município de Blumenau (SC)

A Procuradoria-Geral da República ajuizou no Supremo Tribunal Federal Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 175) contra o artigo 60 da Lei Complementar 142/97 do município de Blumenau (SC). O procurador-geral alega que tal lei causa risco para o meio ambiente e para a população da região.

O artigo 60 diz que serão consideradas áreas não edificáveis e não aterráveis (Anea), as faixas marginais mínimas ao longo das águas dormentes e correntes, conforme a área da bacia hidrográfica a qual pertencem.

De acordo com o procurador, a Lei Complementar contraria o que está estabelecido no Código Florestal (Lei 4.771/65) que define “as áreas de preservação permanente ao longo das águas correntes e dormentes, conferindo-lhes, no que margeiam cursos d’água e nascentes, metragens mais extensas em relação às normas municipais, decorrendo daí maior benefício ambiental”.

Ainda de acordo com a ADPF, o artigo 225 da Constituição Federal destaca que “a eventual necessidade de supressão da vegetação em área de preservação permanente, em caráter estritamente excepcional, terá de ser autorizada por lei que seja específica para cada hipótese, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção”.

O ministro Cezar Peluso é o relator do caso.

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - PGR ajuíza ADPF contra lei ambiental do município de Blumenau (SC) - Direito Ambiental

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário